À Flor da Pele

segunda-feira, janeiro 08, 2007

Polir

Felizmente, acontece-me poucas vezes, mas volta e meia ocorre-me…dou por mim a não saber conjugar um verbo qualquer e, enquanto não o descobrir, aquilo não me sai da cabeça.
Poderia dizer-se que não tenho mais nada em que pensar, mas não é verdade: tenho... e até não é pouco!
Ontem foi o verbo “polir” (mas que raio…porquê??). Começo a pensar que aquilo no presente ficaria: eu pulo, tu pules, ele pule. Eu pulo?? Mas isso é o verbo pular!
E pronto, fico a martelar naquilo.
Assim que tive acesso à net, fui procurar…Pois de acordo com o Houaiss e o Aurélio (bras.) é mesmo assim: “eu pulo, tu pules, ele pule, nós polimos, vós polis, eles pulem”. Também encontrei num outro local que este verbo não se conjuga, a não ser na primeira e segunda pessoas do plural (ou seja, polimos e polis).
Portanto, a dúvida não é apenas minha. Uff, que alívio!

Ó cérebrozinho, e se te começasses a desocupar destas questões linguísticas que tão inúteis se revelam?

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial