À Flor da Pele

terça-feira, agosto 29, 2006

Será apenas ignorância?

Se há discussão que me põe os nervos em franja é a questão da legalização do aborto. Eu sou uma pessoa bastante tolerante, respeito sempre a opinião dos outros, mas quando me vêm com a conversinha de que “isto não é andar a fazer sexo e a seguir ir matar os bebés” fico louca! Li esta alarvidade há uns dias atrás e realmente isto deixa-me preocupada.

Será que não se percebe realmente o cerne da questão? Será que se acredita que a maioria das mulheres o fazem de ânimo leve, tipo: “olha, que chatice... agora vou ter de abortar, paciência”...?

Quando se fala em descriminalizar a interrupção voluntária da gravidez, não se está falar em incentivá-la. Fala-se apenas de legalizá-la. Torná-la legal, não clandestina.
Uma mulher que decide abortar, regra geral, não volta atrás na sua decisão (muito menos o fará só porque isso é ilegal), e por isso seria desejável que o pudesse fazer num local devidamente equipado para o efeito, de onde saísse com vida e livre de infecções que a possam conduzir à morte. O que se pretende é que, quando uma mulher decide abortar, o faça em condições dignas de segurança e de higiene, e que não tenha de recorrer a práticas perigosas para a sua saúde.
Como todos sabemos (inclusivé, os senhores deputados do PP que sempre tão veementemente se insurgem contar a ideia de se descriminalizar o aborto) dentro das mulheres grávidas que tomam a decisão de abortar, haverá 2 grandes grupos:
(1) As que têm dinheiro suficiente para ir interromper a gravidez em segurança num país mais civilizado que o nosso, onde esta prática está legalizada;
(2) As que não têm dinheiro para isso, e que, portanto, usarão a agulha de croché, o comprimido de misoprostol ou acabarão por recorrer a uma qualquer “clínica” de vão de escada...Dentro deste grupo, a percentagem das que morrem ou que ficam com sequelas para toda a sua vida é assustadora. E é esta percentagem que se tenta reduzir.
E é sempre muito revoltante verificar que são quase sempre mulheres endinheiradas (do chamado Jet 7) que vemos a dar a cara pela NÃO legalização do aborto...sempre com os argumentos mais cretinos. Para estas senhoras, a sua (eventual) decisão nunca será posta em questão, está sempre tudo garantido, money rules.
Será hipocrisia, egoísmo ou apenas ignorância?

3 Comentários:

  • Às 2:56 da manhã , Blogger Lígia disse...

    São votos amiga! votos! o pais é maioritariamente católico, e isso conta! com o que eles contam é que ser católico é ser estupido! quando virem, que não é bem assim talvez abram os olhitos

     
  • Às 12:29 da tarde , Blogger marília disse...

    Eu entendo que as pessoas católicas sintam que não podem abortar, e que tomem as suas decisões baseadas nas suas crenças. Entendo e respeito. O que não tolero é que algumas pessoas católicas pensem que podem decidir pelas OUTRAS pessoas!

     
  • Às 12:33 da tarde , Blogger Tiago Franco disse...

    Nem me atrevo a comentar para não estragar. As tuas palavras fazem eco na opinião que defendo há séculos para este assunto. Vírgula por vírgula.

     

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial