À Flor da Pele

terça-feira, outubro 31, 2006

Carioca


Ontem fui, uma vez mais, ao meu Coliseu (este ano está a correr bem...), para aplaudir o génio da MPB, de seu nome Francisco Buarque de Hollanda, Chico Buarque. É o maior. Tímido, imóvel no centro do palco, abre-nos a alma num gesto imenso de generosidade e vai oferecendo a cada um dos presentes pérolas de mestria e talento.
A nível cénico, temos o Chico coroado pela silhueta do Rio de Janeiro e seus morros, a Gávea, o Pão de Açúcar, o Corcovado e o Morro Dois Irmãos. Suspensos do tecto, protegendo um seu filho e abraçando quem o aplaude.
Não me sinto, hoje, capaz de transmitir o que se passa quando se ouve aquilo que este homem tem para nos dizer, mas há que encarar cada música, cada frase, como uma obra-prima. Fica, para a posteridade, a música que desde ontem não me sai da cabeça e faz parte desse hino ao faz-de-conta João e Maria:

Agora eu era o rei
Era o bebel e era também juíz,
E pela minha lei,
A gente era obrigada a ser feliz.

segunda-feira, outubro 30, 2006

A Cigarra

Sempre que leio sobre ela e sobre as emoções que ela é capaz de transmitir, como acabei de ler aqui, fico... Feliz. Mas sobre isto falarei um dia.

Mas porquê?

Alguém me pode explicar porque é que um anúncio que passa em Portugal, para clientes portugueses tem a seguinte frase: "ligue para o Banco X onde terá acesso a um Personal Financial Adviser"...Quê??? O que é que ficaria lost in translation com um: "ligue para o Banco X onde terá acesso a um consultor financeiro pessoal"??? Arre!! Precisam de um tradutor, é?

É, não é?

Já ouviram aquele anúncio da TMN, qualquer coisa "casa-T"?
Sou só eu, ou aquela música é muuuuuito parecida com aquela outra (não sei o nome) dos Arcade Fire... aquela que abriu os concertos dos U2 nesta última tournée?

Bom dia!

Disseste-me tu, filha!
- Bom dia, respondi eu, com um sorriso rasgado!

O teu primeiro Bom Dia. Para mim, um grande dia!

sexta-feira, outubro 27, 2006

Entrevista

- E que memórias guarda do seu avô?
- O meu avô dava-me calorias de ternura! (brilhante, acrescento eu...)

- O que sente quando está a escrever um livro?
- Apanho uma doença, fico doente do livro. Só quando acabo de o escrever me livro da doença.

- Como é que percebe (sente) que gosta de um livro que está a ler?
- É uma partilha, eu pertenço-lhe e ele a mim.

- Porque é que aceitou ser apoiante de M. Soares nas últimas presidenciais?
- Porque não sei dizer "Não" a um amigo. Fi-lo por Amor.

(António Lobo Antunes, quase sem jeito para ser entrevistado, ontem à noite na RTP1)

quinta-feira, outubro 26, 2006

Rock’n’Roll, baby!!

Nunca fui doida por eles. Sempre lhes achei uma certa piada, são cá da terra, costumo encontrar o Reininho a comprar o jornal ou a tomar café de maneira que, para mim, sempre foram uma espécie de vizinhos que têm umas canções porreiras e fazem muito sucesso. Porreiro.
A coisa mudou um pouco quando editaram o "Rock in Rio Douro". Ouvi, comprei (o meu primeiro e, até há bem pouco tempo, único CD deles) e gostei muito. Ouvi-o vezes sem conta. Sangue Oculto, Pronúncia do Norte, Sub-16 e por aí vai…

Nunca os tinha visto ao vivo. Mas desta vez tive curiosidade: como serão eles ao vivo?
Pelo menos, divertido deve ser…e estou mesmo a precisar de um serão bem-disposto. Bora lá, então!

Foi ontem, e gostei muito! Gostei mesmo muito! Para além de tudo o resto, da presença em palco, do Coliseu ao rubro, dos sucessos de sempre…para além de tudo isto ou, se calhar, acima de tudo isto, aquelas canções tiveram a capacidade de me transportar no tempo e no espaço com uma precisão assustadora. E deixei-me ficar, cristalizada, nesses momentos. Nos Verões na praia de Caminha, ou numa noite quente de São João, ou, ou…

Obrigadinhos, pá!

(E obrigada Pai, pelos bilhetinhos. Isto de ir a um concerto "à pala" sabe ainda melhor...)

quarta-feira, outubro 25, 2006

O corte...

...de cabelo!
Coisa que já não acontecia desde Maio. Isto de ser Mãe altera-nos as prioridades de uma maneira...!!

Mãe...percebi-te!

Esta manhã, nas músicas para sonhar, passou uma canção que irritava a minha Mãe na minha infância. Eu percebia que ela não gostava que eu a cantasse, mas por inocência ou por perrice (talvez um pouco das duas, a tender para esta segunda...) eu cantava na mesma.
Hoje, tantos anos depois, ao ouvir a letra da dita cuja, percebi que realmente a música é um bocado estúpida...muito parva, mesmo!
Reza assim:

Naquela linda manhã
Estava a brincar no jardim
A certa altura a mamã
Chamou-me e disse-me assim:
Não brinques só a correr, tropeças sem querer e cais ficas mal
Respondi: está bem. Depressa, porém, esqueci-me de tal.
Não me lembro depois como foi, escorreguei caí no chão.
No joelho ficou um dói-dói, no nariz um arranhão
Desde então procurei ser melhor (quê??)
Por ser má, fui infeliz (esta é a parte cretina!!!!)
Faço agora tudo quanto a mamã me diz (ahahah, quem é que acredita nisto?)

Das duas uma, ou a criança é pascácia ou então...não sei. Não percebo.
Ó filha, se te ouço a cantá-la, apanhas! ;)

sexta-feira, outubro 20, 2006

Tom Sawyer



O que eu gostava destes desenhos animados...!

O meu herói de BD preferido, a minha casa da árvore tão sonhada, as minhas manhãs de sábado!

É bom recordá-los...ainda melhor quando isto acontece logo pela manhã, e a partir da banda sonora com que este senhor nos brinda.

Obrigada!

quinta-feira, outubro 19, 2006

Não mais que um momento

Ontem à noite, os três na cozinha. Eles olhavam para mim, e eu misturava furiosamente o leite no puré de batata, enquanto cantava de peito aberto o “Feitiço” do André Sardet. Apenas um momento, não mais que isso, mas foi um grande sorriso.
E mesmo por pretextos fúteis, a alegria é o que nos torna os dias úteis*.

Na esperança de desatar este nó que teima em apertar-me a garganta nos últimos dias…

*(esta pérola não é minha, mas do grande Sérgio Godinho).

terça-feira, outubro 17, 2006

Ai, a idade!

Andava a ficar pitosga com o tamanho da letra deste meu blog...
Agora sim, é um blog adaptado a todas as idades ;)

quinta-feira, outubro 12, 2006

Passar a palavra...

Recebi hoje este e-mail...

Caros Amigos,
Soube de um caso que quero partilhar convosco. Conheço um casal de S. Cosme, Gondomar, a Carla e o Aureliano Barbosa cuja senhora estava grávida de gémeos. Há pouco mais de um mês, o Aureliano teve um AVC e ficou paralisado, não se sabendo ainda a certeza da sua sobrevivência, tendo de ficar internado nesta condição no Hospital. A Carla foi também internada há uma semana para fazer a cesariana para que os bebés nascessem. Após o parto, que correu bem, a senhora pediu para a deixarem ir ver o marido e levantou-se da cama. Mal se levantou caiu no chão desmaiada e nunca mais acordou. Foi a enterrar ontem no cemitério perto da sua casa. O Ricardo Jorge e o Pedro Filipe (é assim que se chamam) estão na Maternidade Júlio Dinis, ficaram de repente sem pai nem mãe e sem ninguém que cuide deles. Entretanto foi atribuída a guarda dos meninos a um irmão mais velho, filho do primeiro casamento do pai dos bebés, que os vai buscar hoje, dia 20/09/2006 à Maternidade. Este filho, um jovem em início de vida com a esposa, tem também ele um menino de 20 meses. De repente a família cresceu de três para cinco e as condições da família não acompanharam nem de longe este crescimento.
Por este motivo, gostaríamos de contar com a v/ ajuda! Caso tenham roupa, carrinhos, camas e tudo o que já não precisarem de bebé para poder dar a este pai, que tem um coração do tamanho do mundo mas um orçamento familiar que não é do mesmo tamanho! Se conhecerem também alguma empresa que possa fornecer para os primeiros tempos o leite e fraldas, seria fantástico. A recolha dos objectos está a ser feita por mim (
isabel.novais@tvtel.pt ou isanovais@gmail.com) e pela Cristina Costa (cristina.costa@rigorcg.pt). Obrigada a todos!
Beijinhos,
Isabel Novais


(Os bebés nasceram em Setembro)

As férias

Bom, muito bom.
Foram só alguns dias, mas foram dias inteiros, a três, como há muito não acontecia. Mesmo muito bom. Houve um aniversário pelo meio, festa. Houve uma pane no carro, paciência. Houve praia e piscina. Lindo!
Alcácer do Sal recebeu-nos como em casa e a Lousã foi uma bela surpresa.
Para o ano há mais. Foram umas boas férias :)